Você sabe o que é Java e para que serve?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, foi inicialmente desenvolvida pela empresa Sun Microsystems.

Seus mentores foram Patrick Naugthon, Mike Sheridam e James Gosling, que acreditavam que eventualmente, haveria uma convergência dos computadores com equipamentos e eletrodomésticos usados pelas pessoas.

O protótipo chamava-se “Star Seven”, em seguida James Gosling, decidiu especificar uma nova linguagem e resolveu batizá-la de “OAK”.

Inicialmente, os desenvolvedores dessa linguagem de programação, acharam que seria uma boa ideia, controlar os equipamentos eletrônicos por demanda com o equipamento, porém, desistiram de seguir adiante com o projeto, porque não haveria mercado para essa nova tecnologia, que era avançada demais para a época.

Alguns anos se passaram, surgindo uma grande rede interativa mais conhecida como internet, viram que não seria mais preciso criar uma infraestrutura de rede, mas sim adaptar a linguagem de programação para a internet.

Então, rebatizaram a linguagem para o nome de “Java”. Anos mais tarde, a Oracle Corporation comprou a empresa idealizadora do projeto, sendo responsável por levar o programa a milhões de consumidores.

Mas Para que serve o Java e quais as consequências de não o ter instalado em seu computador?

A principal característica do Java é que os programas criados em sua plataforma, não são compilados por um código nativo da plataforma, mas são compilados por um “bytecode” (programas em Java sejam independentes de plataforma e executados em qualquer sistema), executado por uma maquina virtual, o que permite que os desenvolvedores de programas o criem apenas uma vez.

A falta do Java instalado impedirá a execução dos serviços ou sites que utilizamos diariamente na internet, causando diversos erros e impedindo o funcionamento correto dos mesmos.

Veja alguns exemplos de aplicativos e serviços que utilizam Java para funcionar:

Bancos que realizam operações online:

Itaú

Itau

Caixa

Caixa

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Jogos como minicraft e click jogos:

Click Jogos

Redes sociais: Facebook

Facebook

Foursquare

foursquare

Outros aplicativos que utilizam Java: Receita Federal, portal da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), sites de alguns Tribunais de Justiça.

Por isso, é importante manter o Java sempre atualizado, para que não ocorram problemas na utilização dos aplicativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *