Computador travando muito? Veja como resolver este problema.

tela azul

Passamos muitas horas de nossos dias no computador, seja trabalhando, pesquisando para realizar trabalhos de graduação, pós–graduação, e para nossos momentos de diversão.  Devido a quantidade de programas instalados, ou  até mesmo pela “idade” do computador, ele acaba travando, muitas vezes de forma rotineira.

Ensinaremos aqui, algumas coisas que podem ser feitas para que o computador pare de travar. Lembramos também que, essas dicas podem não funcionar em todos os casos.

1- Verifique o Hardware

Uma das possíveis causas que travam o computador e prejudicam seu funcionamento, se dá quando ocorre algum dano em uma ou mais peças instaladas no computador.  É necessário verificar se todas as peças estão funcionando perfeitamente. Para que o computador não trave, é essencial que a placa mãe, memória RAM e cooler, estejam funcionando corretamente. Para verificar o funcionamento dessas peças, é necessário abrir o computador e testá-las em um outro terminal.

2- Feche os programas que não estiver em uso.

Quando instalamos ou desinstalamos vários tipos de softwares, alguns programas ficam abertos no computador e acabam consumindo uma grande quantidade de memória RAM, e estes programas podem ser os responsáveis pela lentidão do computador. Para verificar, abra o gerenciador de tarefas do computador, depois em processos e feche os programas que não estão sendo utilizados.

3- Atualize o Sistema Operacional

Em outros artigos, já falamos sobre a importância de manter o sistema operacional atualizado, para evitar muitos problemas de segurança do computador. Aqui, também destacaremos a importância de atualizar o sistema operacional. Muitas atualizações são chatas, demoradas, mas faz com que as empresas tentem resolver seus problemas. A empresa Microsoft, lança diversas atualizações para melhorar o Windows, por isso, é importante deixar que essas atualizações sejam executadas.

4- Limpezas Periódicas

Outra dica para evitar travamentos no computador, é realizar uma limpeza de arquivos e pastas, arquivos e pastas que não serão mais utilizados, evitando assim, utilizar toda a capacidade do HD, se o computador não for dos mais potentes. E para as ameças virtuais, o recomendado é utilizar um bom antivírus, para evitar estragar o computador.

5- Formatar o Computador

Formatar o computador pode deixá-lo  praticamente novo, podendo resolver uma grande parte dos problemas que softwares corrompidos ou maliciosos causam fazendo com que o computador trave. Mas, antes de fazer isso, tenha em mente que, esse procedimento poderá resultar na exclusão de arquivos importantes. Ao optar por formatar a máquina, salve os arquivos importantes em um HD externo, pen drive ou em serviços de armazenamento na nuvem. Depois realize a formatação.

Atenção: Aconselhamos a realizar esses procedimentos  somente se souber realizá-los. Caso contrário, é melhor pedir ajuda para alguém que entenda e saiba o que está fazendo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *