A Microsoft anunciou em seu blog, que os usuários do Windows 7 e 8.1,que quiserem atualizar o sistema operacional para a versão mais recente, o Windows 10, terão até o dia 29/07 para baixar e instalar de forma gratuíta.
Após essa data, quem quiser atualizar o Windows para a nova versão, poderá adquirir a versão gratuita em um novo dispositivo ou pagar cerca de R$ 470,00 (Home) e 560,00 (Pro).
Conheça a seguir as novidades que a nova versão do Sistema Operacional disponibilizará aos usuários e os motivos ou não de fazer a troca:
Familiaridade
Quem não conseguiu se adaptar com o Windows 8 ou 8.1 e continuou utilizando a versão 7, vai se sentir em um ambiente familiar no Windows 10. A interface Moderna, que tem blocos com aplicativos da edição 8, fica escondida no modo tablet. Outra novidade é que o menu “iniciar”, excluído na versão 8 e que deixava a usabilidade confusa para quem não não utilizava o sistema em um notebook ou tablet, voltou na versão do Windows 10.
Microsoft Edge
O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10 e não mais o Internet Explorer. O navegador sofreu uma grande reformulação, sendo mais eficiente do que o Google Chrome.
Atualizações obrigatórias
As versões Home e Pro não permitirão desabilitar a ferramenta de instalação de atualizações automáticas com facilidade no computador, garantindo que o usuário fique protegido contra possíveis falhas de segurança do Sistema Operacional.
O grande problema, é que se a Microsoft fizer alguma mudança que não agrade ao consumidor, este pode sentir a necessidade de restaurar o computador para a versão anterior do Windows 10.
Windows Hello
Ferramenta que, permite ao usuário fazer a autenticação para entrar no sistema utilizando a impressão digital, dispensando a utilização de senha para efetuar o login. Voltada para um público específico, pois poucos notebooks contam com um sensor biométrico hoje em dia.
Privacidade
A Microsoft informou que coleta dados de uso dos computadores com o sistema Windows 10. A empresa não deixou claro quais informações são monitoradas, mas pode fazer quase qualquer coisa com elas. A Declaração de Privacidade da Microsoft, citada nos termos de serviço do Windows 10, deixa claro que não usa, para fins de melhorar sua exibição de anúncios, dados obtidos a partir do seu e-mail, serviços de bate-papos, chamadas telefônicas, recados na caixa-postal (itens voltados para a versão do Windows para smartphones), fotos, documentos ou outros arquivos pessoais. A empresa alega que a coleta de dados tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
Integração com o Xbox
O Windows 10 permite que você faça streaming de jogos do Xbox One para um computador. Ou seja, o jogo roda no console, mas a imagem aparece na tela do PC, deixando a TV da casa liberada. O compartilhamento da imagem do videogame para o windows ocorrer pela rede Wi-Fi.
Atualizações gratuitas
A Microsoft vai oferecer download gratuito das próximas atualizações do sistema. Uma delas para comemorar o primeiro ano de lançamento do Sistema Operacional, recebeu o nome de “Aniversary” . Ainda, de acordo com a empresa, o Windows 10 será o seu último Windows.
Cortana
É um assistente pessoal da Microsoft. Estará disponível em português brasileiro, mas ainda sem data para disponibilização. O assistente permitirá que o computador poderá obedecer aos comandos de voz ao realizar pesquisas. Nos Estados Unidos, o assistente poderá fazer reservas em restaurantes, criar lembretes e traduzir palavras. Por enquanto, está em fase de testes e não há previsão de liberação para o uso de comandos de voz em computadores com o Windows 10 instalado.
Modo tablet
Se você tem um computador que a tela pode ser desconectada do teclado, se transformando em tablet, o Windows 10 é uma opção excelente de sistema operacional. A Microsoft colocou um atalho simples na barra de notificações para que seja possível alternar entre as versões do software para computadores e para produtos sem teclado. Quando você desconecta a tela do teclado, o Windows 10 propõe a mudança de interface, deixando mais sensível ao toque.
Os arquivos não precisam ser apagados
Como é uma atualização, todos os seus arquivos pessoais se manterão no local em que estão, se você optar por fazer a atualização para o Windows 10. Lembrando que, essa atualização só poderá ser realizada, se você utiliza o Windows 7, 8 ou 8.1. Para as versões anteriores, não há a opção de atualização do sistema, sendo necessário fazer a compra do Sistema Operacional.
A instalação ocorre de modo simples e não demora muito. A velocidade para realizar o download do arquivo, é que varia acordo com a conexão da sua internet, mas dentro de uma hora o sistema deve estar instalado na sua máquina.