Windows e Linux são sistemas operacionais desenvolvidos por programadores “rivais” no seguimento de softwares. A briga entre os dois sistemas é antiga. Conheça as principais diferenças entre eles e escolha o que melhor se adapta as suas necessidades:
LINUX
O Linux é desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. É um sistema de código aberto, o que significa que qualquer usuário que domine linguagem de programação, poderá alterá-lo e fazê-lo funcionar da maneira que desejar, tornando suas adaptações e correções muito mais rápidas.
É sistema operacional de livre distribuição, fazer cópias dele para instalá-lo em mais de um computador não é crime
Não exige muitos upgrades.
A contaminação por vírus e falhas de segurança é mais difícil de ocorrer.
WINDOWS
O Windows é desenvolvido por programadores da empresa Microsoft, distribuído sob licença proprietária. Não é desenvolvido por código fonte disponível, então não é possível alterá-lo para fazê-lo funcionar de acordo com a maneira que desejar, mesmo que domine linguagem de programação.
Por ser um sistema operacional proprietário, você precisa adquirir uma licença pra ter o direito de usá-lo.
Ainda exige que muitos upgrades sejam realizados.
Se estiver desatualizado a contaminação por vírus e falhas de segurança se tornam mais fáceis.
Os usuários demoram pra se acostumar com o sistema diferente do windows, isso faz com que uma empresa antes de implantar esse sistema pense em termos custo com treinamento do pessoal.
Muitos programas só rodam no windows, a maioria deles tem similares no Linux mas não são todos.