Sinais de que o seu computador está com vírus

1) LENTIDÃO

lento

Com o uso e o tempo o computador vai ficando mais lento, essa lentidão se dá devido a quantidade de informações que são guardadas no  PC e  a falta de manutenção. Se o computador está travando demais, é sinal de que ele possa estar infectado por  algum vírus.

Na maior parte das vezes essa lentidão é causada por tarefas e recursos indevidos e não autorizados utilizados no processamento e que comprometem a segurança do computador e internet.

Fazer uma limpeza de arquivos e programas não utilizados e depois desfragmentar o HD após a exclusão dos mesmos é importante e ajuda a melhorar o desempenho do computador.

Utilize também programas de limpeza periódica como: CCleaner ou Advanced System Care, que possuem ferramentas que podem eliminar a lentidão da máquina.

2) PROPAGANDAS INDESEJADAS

download

Outro indício de que o computador possa estar infectado com vírus é o aparecimento de Pop-up. Se você navega pela internet e é bombardeado com inúmeras janelas que abrem sem o seu consentimento, mesmo com o bloqueador de pop up ativado, é um sinal de que sua máquina pode estar infectada.

Em alguns casos, estes banners podem abrir até mesmo quando o navegador não está sendo utilizado, o que piora a situação.

Verifique se o bloqueador de pop up do navegador está ativo. Esse procedimento pode resolver na grande maioria dos casos. Outra dica que pode ser utilizada, é verificar se na lista de extensões do navegador há algum programa estranho, consulte em sites de busca o nome da extensão e veja sua função. Caso encontre alguma extensão estranha e que não tenha instalado, recomendamos desinstalar e reiniciar o navegador.

3) E-MAILS

images

Muitas vezes, você recebe uma mensagem bem convincente de um amigo que pede para clicar em um link ou um amigo comenta que recebe mensagens estranhas de seu endereço de e-mail Suspeite. Seu computador ou o dele podem ter sido infectados por um agente malicioso que está tentando infectar e se instalar em outras máquinas. Vírus desse calibre agem silenciosamente, instalando-se em sua máquina e “roubando” seu endereço de e-mail.

Nestes casos, utilizar um filtro de spam ajuda a resolver ou evitar que e-mails maliciosos possam ser enviados ou recebidos e se instalem na máquina danificando-a ou prejudicando seu desempenho.

Se você já foi infectado, há algumas ações que podem ser feitas para expulsar esse vírus de sua máquina. Primeiramente, faça uma limpeza na sua caixa de e-mail. Exclua todas as mensagens que parecem suspeitas e bloqueie todo o tipo de endereço de e-mail que traga um conteúdo duvidoso, mudar sua senha periodicamente também ajuda a ficar mais seguro.

Para finalizar, é muito importante instalar um antivírus em sua máquina e mantê-lo atualizado. Um antivírus atualizado é capaz de identificar novas ameaças que surgem na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *