O computador desliga sozinho?Veja porque isso ocorre.

 

aquecimento

Quando um computador desliga sozinho, muitos são os motivos. Neste artigo traremos as causas mais comuns que podem estar causando o desligamento da máquina:

1- Fonte de Alimentação

Muitas vezes o problema está relacionado com o excesso de sujeira que dificultam a retirada de ar quente do seu computador e acabam causando o aquecimento da máquina. Caso, esse seja o problema, pode ser revolvido abrindo a máquina e retirando a fonte para limpar. Outros dois fatores que podem ocorrer em relação a fonte de alimentação é algum capacitor da fonte estar queimado ou estufado. Se você abriu a máquina e fez a limpeza da fonte e o computador continuar desligando, talvez o problema seja mesmo a fonte ter queimado e ai é necessário efetuar a troca da fonte.

No caso de notebooks, o problema pode ocorrer com relação a bateria  do aparelho, que pode estar “viciada” ou danificada. Algumas baterias para notebook são difíceis de achar no mercado porque já saíram de linha se este for o caso, tente retirar a bateria e ligá-lo diretamente na tomada, caso contrário, procure uma loja especializada em baterias e faça a troca.

2- Memória RAM

Outra possível causa de desligamento  é com relação a memória RAM do computador, neste caso, abra seu computador ou notebook e retire o pente ou pentes de memória e limpe-os com o auxílio de um pincel e de uma borracha a barra de contatos. Caso tenha cotonetes, molhe levemente em álcool isopropílico e passe na barra de contatos e passe na barra de contatos, essas ações resolveram o problema caso ela esteja com mal contato.

3- Hard Disk – Disco Rígido

Conhecido popularmente por “HD”, é a parte do computador onde os dados são armazenados. O HD é uma memória não- volátil, o que significa que as informações não são perdidas quando o computador é desligado. É uma peça extremamente sensível, que sem os cuidados necessários poderá estragar facilmente.  Quando o computador desliga e o problema é constatado no HD, o defeito pode ocorrer em duas partes: físicas (hardware), que significa que o HD já chegou ao seu tempo limite de uso, ou lógicas (software), que significa que o HD pode estar corrompido ou inacessível com o sistema.  Outras causas também são: mal contato com a placa-mãe ou também drivers  desatualizados que interferem no funcionamento do HD.

4- Cooler

Quando o cooler está com defeito impede o resfriamento dos componentes internos da máquina, fazendo com que o computador desligue para não danificá-los.

5-Pasta Térmica do processador

A pasta térmica é um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura de um processador baixa. Sua coloração pode ser prateada ou branca dependendo do material utilizado em sua fabricação. Essa pasta é aplicada na superfície do computador localizada junto ao cooler, servindo como condutor  e dissipador, auxiliando o cooler na hora de manter o processador a uma temperatura adequada, quando  a pasta térmica do processador não está conduzindo calor pode causar o desligamento. Necessita ser trocada após alguns meses de uso.

Veja a matéria completa sobre pasta térmica em http://canaltech.com.br/tutorial/hardware/pasta-termica-o-que-e-pra-que-serve-e-como-troca-la/

4- Pragas Virtuais

Malwares, spywares, trojans, ou qualquer outra praga que encontramos na internet podem se instalar em nosso HD e interferir diretamente no sistema operacional, excluindo ou alterando arquivos de inicialização e prejudicando o funcionamento do computador. Confira em outros posts nossas dicas para deixar o seu computador livre dessas pragas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *