Cincos dicas para aumentar a vida útil do seu computador

O computador se tornou um item indispensável da vida de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo, porém muitas pessoas desconhecem ou negligenciam os cuidados necessários para tornar  o tempo de vida útil do computador mais longo. Neste artigo, vamos ensinar 5 técnicas que podem prolongar a vida útil do computador:

1- Mantenha baixa a temperatura

Como qualquer equipamento eletrônico o computador também tende a aquecer. Sem tomar os devidos cuidados, a temperatura pode se elevar muito e comprometer o computador. Para prolongar a vida útil da máquina é importante verificar se o sistema de arrefecimento e dissipação (ventoinha/cooler) de calor do seu computador está funcionamento corretamente. Se o computador aquecer demasiadamente, ela pode não estar conseguindo dar conta de manter a temperatura. Se estiver funcionando, o aquecimento pode ocorrer por outros motivos, sendo necessário investigar as causas.

2- Limpeza dos componentes internos

Manter os componentes internos do computador limpos, é uma excelente maneira de prolongar sua vida útil. Manter tudo limpo, livre de poeira, é uma maneira eficiente de fazer com que o computador continue funcionando por muitos anos. Para fazer a limpeza, retire a tampa lateral do computador, pegue de um pincel de cerdas macias, e retire a poeira dos componentes tomando cuidado para não desconectá-los.

3- Utilize softwares de limpeza 

Além de cuidar dos componentes do computador (hardware), para prolongar a vida útil é necessários fazer também a limpeza dos programas (softwares), para evitar que o desempenho do computador seja prejudicado. Uma das maneiras de garantir que o software do seu computador esteja livre de problemas e seguro, o ideal é utilizar um programa de rotina de limpeza. Existem diversas opções disponíveis para download. Um dos mais utilizados é o C Cleaner, que realiza uma varredura detectando quais programas podem ser descartados do seu computador, navegadores, erros.

4- Instalação de programas no computador

Escolha muito bem os programas que irá instalar em seu computador, analise muito bem antes de decidir instalá-los. Com essa prática, você evita ocupar muito espaço do seu HD com programas e coisas desnecessárias que você não utiliza mais ou não conseguirá achar facilmente a hora que quiser. Desinstale os programas que você não utiliza mais. Depois disso, execute o software de limpeza, para melhorar o desempenho do seu computador.

5- Faça Backup do Computador 

Fazer backups regulares em sua máquina pode não ter reflexos diretos no desempenho, mas pode te ajudar, caso você não tenha os cuidados que mencionamos anteriormente. Realizando esta ação, caso sua máquina dê algum problema e seja necessários trocar ou reinstalar algum programa ou componente, seus arquivos ou dados estarão seguros em outro lugar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *