“Brasileiros se expoem demais na internet”, alerta diretor da Kasperky.

De acordo com o diretor-geral da Kaspersky, Claudio Martinelli, o brasileiro não se preocupa com a segurança digital dos seus dados e se expõe de uma forma exagerada na internet, “A gente posta muito no Facebook e compartilha muita informação que pode ser usada contra nós”, disse  durante a conferência de segurança da empresa para a América Latina que acontece no México.

Para quem acha que ao postar alguma informação nas redes sociais  ‘só os amigos irão ver ‘, Martinelli alerta: “você não sabe se são todos os seus amigos ou se o perfil de alguém foi invadido, e você não sabe o que e com quem estes amigos vão compartilhar a respeito do que você informou”.

 O executivo recomenda ainda que se tenha  cuidado com a utilização de redes Wi-Fi públicas, pois “nada garante que você está realmente naquela rede”, diz ele sobre a possibilidade de que um ponto de acesso simule a rede local para interceptar as comunicações trafegadas para roubar senhas, dados, contatos e credenciais dos usuários. Tudo o que não for criptografado pode cair nesta armadilha.

Alerta que o mesmo vale para os pais que gostam de compartilhar imagens de seus filhos na internet. Para Martinelli, é preciso ficar atento e evitar a publicação de posts com crianças que possam servir  como pontos para ataques de criminosos ou usuários mal intencionados, posts que divulguem informações pessoais, de escola ou endereço.

Para o executivo, nem mesmo o uso de soluções avançadas de segurança digital pode substituir o bom senso. É, sobretudo, uma questão relacionada ao comportamento dos usuários e a consciência dos prejuízos que estes deslizes possam causar. “Eu posso identificar que o site é falso e te avisar, mas se você quiser digitar eu não tenho o que fazer”.

Segundo pesquisa da empresa FSecure, 70% dos brasileiros dizem temer ataques digitais e ter mudado seus hábitos para evitar ameaças, enquanto 71% se mostram preocupados com a vigilância dos seus dados. Para o executivo da Kaspersky, porém, a “preocupação com a privacidade vem em ondas, quando as pessoas tomam ciência de roubo ou de alguma celebridade que teve suas fotos roubadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *