Pensando em comprar um novo computador ? Veja os erros mais comuns e não caia neles.

Na hora de adquirir um novo computador, veja quais são os erros mais cometidos e não caia neles.

 

1- Não ter definido a finalidade de uso do computador

Essa é a principal recomendação.  Todos os sites e especialistas no assunto falam em suas dicas de como escolher um computador. Este é um fator importantíssimo na hora de decidir.

Tenha definido  para que você utilizará o computador, se é pra uso pessoal, assistir filmes, jogar, trabalhos de escritório, que tipo de programas você pretende utilizar, etc. Quanto mais específico melhor.

Daí é só pesquisar pelos requisitos mínimos que o computador deve ter para rodar os programas ou o recursos de que você pretende utilizar.

2- Tamanho de HD

O HD e o SSD são dispositivos utilizados para guardar os dados dos programas, do sistema operacional e os nossos arquivos, para serem acessados quando precisamos, só isso. É Como se fosse um pendrive Gigante. Então um HD com muitos gigas não melhora em nada o desempenho do computador, a vantagem é que você terá mais espaço para instalar programas, jogos e arquivos.

Comprar um computador baseando-se somente no tamanho do HD é um erro gravíssimo. Anúncios destacando a quantidade de Gigas são muito comuns, mas isso não quer dizer que o computador com muitos Gigabytes seja um computador de ótimo desempenho.

3- Quantidade de memória RAM

A memória, é sim um item muito importante, ela ajuda a evitar os travamentos e lentidões do computador, mas só que isso é muito relativo.

A memória ram funciona como um recipiente temporário. Os programas e dados que acessamos são carregados nela para poderem funcionar e serem servidos ao usuário. Os dados vão sendo carregados na memória, e conforme ele vai se enchendo devido ao acessar dados e programas chega uma hora em que ela tem que se esvaziar uma parte dos dados para carregar outros, o que faz com que o pc fique um pouco lento ou até mesmo travando.

A memória deve suprir a quantidade espaço (MB ou GB) que os programas precisam para funcionar quanto em execução. O ideal é calcular a quantidade de memória que os programas + o sistema operacional que você pretende utilizar consomem quando em execução e jogar uns 30% a mais. Feito isso você saberá o quanto de memória ram o seu computador deve ter.

4- Não olhar os GHz do computador

Por definição, quanto maior os GHz e mais núcleos o processador tiver, mais rápido será o computador. Claro que outras atividades não dependem só do processador. Como por exemplo os jogos e programas 3d, que exigem mais da placa de vídeo. Mas no geral quanto mais GHz e Mais núcleos, melhor o pc. Então não se esqueça disso e procure sempre pelos processadores mais atuais, pois são os que possuem as melhores tecnologias. As marcas mais conhecidas são AMD e INTEL, sendo que a intel leva um pouco de vantagem sobre a AMD, mas o preço é bem mais elevado.

5- Não se preocupar com o tamanho do monitor

Um monitor pequeno, 19 polegadas, funcionará muito bem em todos os computadores atuais. Mas, no geral quanto maior o monitor maior a sua resolução. O que isso quer dizer? Bem, quanto maior a resolução mais memória ram consumida e mais poder de processamento gráfico é exigido. Então se pretender colocar um monitor grande, talvez seja bom investir um pouco em uma placa de vídeo offboard.

6- Comprar se pesquisar

Talvez seja o erro mais grave. Não só por causa de preços, mas também por causa dos tipos de equipamentos que estão disponíveis no mercado. Por isso a importância de definir bem a finalidade do uso do computador. Depois de definido, é só pesquisar pelos requisitos mínimos que o computador deve ter para rodar os programas ou os recursos de que você pretende utilizar. Feito isso você já saberá o tamanho do HD, a quantidade de memória, o tipo de processador e outros itens que o seu computador precisa ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *