“10 passos simples para utilizar a internet com segurança”

A internet proporciona muitas facilidades para o nosso dia a dia, pela web é possível realizar uma infinidade de tarefas, como realizar operações bancárias online, fazer compras, enviar e receber e-mails e manter perfis em redes sociais.

Muitas pessoas nem sempre tem consciência dos riscos que correm, no entanto é preciso tomar alguns cuidados a fim de evitar ser enganado, ter seus dados roubados ou suas contas invadidas. Para ajudá-lo, ensinaremos 10 passos simples para tornar sua “navegação”, mais segura:

 

1 – Mantenha seus navegadores sempre atualizados: Ao manter seus navegadores atualizados, garante não só que você consiga utilizar tecnologias novas para a internet, mas também conte com recursos de segurança capazes de combater perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de bancos, lojas, órgãos públicos entre outros.  Os principais navegadores da atualidade contam com atualizações automáticas ou com alertas que avisam da disponibilização de uma nova versão, além de contar com correções contra falhas de segurança ocorridas nas versões anteriores.

2-  Deixe seu antivírus e sistema operacional atualizados: Instalar um antivírus em seu computador é de extrema importância, além de instalá-lo, é necessário ter certeza de que o programa é atualizado sempre, sem a atualização, o antivírus não tem como detectar a existência de novos malwares. A atualização do sistema operacional no computador e em todos os dispositivos móveis (notebooks, smartphones e tablets), também são necessárias e importantes, podendo ser atualizada automaticamente, a maioria dos sistemas operacionais possuem esta funcionalidade, basta verificar se o seu sistema operacional a possui.

Antivirus

 

3 – Não acesse redes wifi públicas: A maior parte dos estabelecimentos comerciais hoje em dia fornece aos clientes o acesso a internet de forma gratuita, mas acessá-las, pode ser muito perigoso, principalmente se for utilizá-la para acessar dados confidenciais da empresa ou sites de bancos. Prefira utilizar uma conexão do seu celular e compartilhe apenas com outros dispositivos que sejam seus.

4-  Cuidado ao instalar softwares e plug-ins: Não instale em seus equipamentos softwares suspeitos, tenha cuidado também ao instalar plug-ins. Os plug-ins são uma forma simples de adicionar funções no navegador, mas existem diversas extensões maliciosas que roubam dados de usuários e utilizam os computadores para realizar ataques, negando serviços. Cuidado principalmente com os que são oferecidos gratuitamente, pois oferecem um risco ainda maior.

plug- in

 

 

5- Evite se expor demais ou ser amigável demais nas redes sociais:  Ao aceitar solicitações de amigos no Facebook, Linkedin, Instagram ou Twiter, e outras redes sociais, lembre-se que você estará permitindo que outras pessoas desconhecidas, acessem as suas informações, seus dados pessoais e boa parte do que ocorre em sua vida, podendo colocar sua vida ou reputação em risco. Uma forma de evitar que isto ocorra, é verificar sempre as configurações de segurança e filtrar seus contatos, certificando-se de estar seguro.

6 – Bloqueie pop –ups: Alguns pop-ups são utilizados para distribuir malware ou para golpes de phishing, uma forma de evitá-los é configurar o navegador para bloqueá-las. Esta ação faz com que o seu computador faça uma análise de qualquer janela pop-up que surgir e você poderá abrir só as que quiser ver.

7-  Não armazene senhas em seus navegadores: Ao salvar suas senhas para se logar automaticamente no navegador, faz com que outros usuários que utilizem seu computador  ou conta no Windows possam ver suas senhas e informações pessoais, assim como um ladrão também poderá ter acesso as informações,  caso seu computador, tablet ou smatphone, seja roubado ou perdido. 

8-  Cuidado ao fazer downloads: Ao utilizar um programa ou site para realizar downloads, fique atento ao que está baixando. Observe quando o download terminar, se o arquivo contém alguma extensão estranha, um tamanho muito pequeno para um arquivo ou descrições suspeitas e utilize um antivírus para examinar o arquivo. Além disso, tome cuidado com sites que pedem a instalação de um programa para continuar a navegação.  A instalação de programa também requer atenção, pois ao instalar o programa desejado, outros programas poderão ser instalados automaticamente em seu computador. Quando for instalar, observe os avisos que contém nas janelas de diálogos.

download

9- Fique alerta com e-mails falsos: Se receber um e-mail do banco falando que você possui uma dívida, uma atualização de token ou de seus dados bancários? Ou um e-mail contendo um arquivo de fotos com frases do tipo: “Olha como foi a noite passada”, “traição”, ou ainda mensagens dizendo que você ganhou prêmios, ou intimações judiciais? Ignore, jogue fora, porque se trata de e-mails falsos, para roubar seus dados.Untitled 1

 

10- Cuidado ao realizar cadastros em sites: Diversos sites exigem que você se cadastre para ler uma notícia ou usufruir dos serviços que oferecem. Fique atento, se um site pede informações pessoais ou número de seus cartões de crédito ou débito, pode se tratar de uma “roubada”. Você poderá receber um produto ou serviço do qual não desejava adquirir e ter seus dados repassados para outras empresas de vendas de produtos e serviços. Ou que tenha seu e-mail inserido em uma lista de Spam.

 

Para finalizar estar atento, pesquisar maneiras de se proteger, alertar amigos e parentes e adotar algumas medidas de segurança ao utilizar a internet , é importante para que os transtornos sejam evitados ou diminuídos.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você é humano ? *